11 agosto 2017

TURBANTE

Olá meus amores bom o post de hoje é um pouco diferente.
Bom no meu canal tá rolando um projeto maravilhoso #essadicapega (Clique e veja playlist completa)


Eu e mais duas amigas youtubers Karina e Estela estamos neste projeto
Bom toda segunda, sexta-feira de cada mês vai rolar um vídeo, com temas, lá no meu canal.
FOTO
Bom o tema surgiu, escolher um pais, um continente ,enfim um lugar para homenagear, então a partir desse ponto, escolher um penteado ou com uma maquiagem. Escolhi fazer um penteado porque makeup não mando muito bem (rsrsr).
Por isso eu escolhi um lugar que através de uma copa eu conheci e me apaixonei, apesar de não ter conhecido pessoalmente, achei válido falar sobre ele, e pra não ficar só no penteado, resolvi escrever um pouquinho porque escolhi esse pais.
Bom já deve saber de qual pais estou falando não é mesmo?

Bom África, é o terceiro maior continente do mundo e está cheio de, mulheres lindas, um povo trabalhador, uma alegria que nos contagia, me lembra até o Brasil, nesse sentido.
Mais por outro lado, tem muitos que sofrem, e que merecia um pouco mais de atenção e amor.
(CLIQUEAQUI) e veja a história completa desse país

Agora vou falar porque escolhi esse penteado.
Na verdade eu vejo mais que um penteado, pra mim foi um descobrimento de mim mesma, das minhas raízes, dos meus antepassados, nunca tinha usado, sinceramente não me agradava, era o que eu achava ,que não cabia em mim usar.
Abrindo meu coração eu não me conhecia nem me aceitava, mais como já disse muitas vezes a transição capilar mudou isso em mim.
Voltando ao turbante. Ele é um assessório?
Na minha opinião depende muito de quem usa. Mais estou aqui pra falar de mim, e na minha opinião, não é um simples assessório, ele traz toda garra de um povo, mulheres vaidosas, com originalidade, que buscam a liberdade como quem busca o ar pra respirar.
Sim eu sei é muita coisa só por um pedaço de pano. Mais não esse pedaço de pano também tem sua história.

Vamos conhecer como? (CLIQUE AQUI PARA PESQUISA COMPLETA)
O turbante (do persa dulband, em turco tülbent) consiste em uma grande tira de pano de até 45 metros de comprimento enrolada sobre a cabeça, e de uso muito comum na Índia, no Bangladesh, no Paquistão, no Afeganistão, no Oriente Médio, no Norte da África, no Leste da África (principalmente no Quênia), no Sul da Ásia e em algumas regiões da Jamaica.
A origem do turbante é desconhecida, mas sabe-se que já era usado no Oriente muito antes do surgimento do islamismo.
As inúmeras formas de amarrar o turbante representam uma espécie de linguagem popular, podendo indicar a posição social, a tribo a que a pessoa pertence e até mesmo o seu humor naquele momento.
Nossa não sabia disso, pelo que soube ninguém sabe ao certo de onde vem essa peça tão incrível.

E quanto mais eu pesquisa, mais queria saber sobre o assunto.
Os turbantes também são usados pelas mulheres ocidentais, como um acessório de moda. Na década de 1960 eles foram bem populares, mas não eram amarrados da mesma forma que os dos homens, presos à frente da cabeça. Usando longos lenços, elas primeiro amarravam as pontas à frente da cabeça e, a seguir, passando as pontas pela testa, as prendiam na nuca.

Mais houve também histórias bem tristes: O uso de turbantes desencadeou algumas hostilidades e até crimes nos Estados Unidos, em consequência dos atentados de 11 de setembro de 2001, Uma vez que os estadunidenses passaram a relacionar as pessoas, portando turbantes com a religião muçulmana e esta na visão deles associada ao terrorismo.Bom eu fiquei assustada, porque algo que a pessoa usa, não pode dizer quem ela é. 

Mais indo nem tão longe vi um caso que me chocou bastante e percebi que em todos os lugares, exite hostilidade, quando se fala em turbantes para todos.
Sim, mais especificamente para todos as mulheres.

Leia essa história: O uso de turbantes por pessoas brancas é apropriação cultural?
Bom para a jovem Thauane Cordeiro, moradora de Curitiba (PR), não era.
No começo do ano, ela foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda.
Devido ao forte tratamento, está careca.
Diante da nova - e dura - realidade e do novo visual, começou a vestir o turbante. Sentiu-se mais bonita.Ao sair às ruas, começou a enfrentar olhares de reprovação. Até que, em uma estação de transporte, foi parada por uma jovem que a repreendeu.

Vejo o depoimento completo a baixo:



Vou contar o que houve ontem, pra entenderem o porquê de eu estar brava com esse lance de apropriação cultural:

Eu estava na estação com o turbante toda linda, me sentindo diva. E eu comecei a reparar que tinha bastante mulheres negras, lindas aliás, que tavam me olhando torto, tipo " olha lá a branquinha se apropriando dá nossa cultura", enfim, veio uma falar comigo e dizer que eu não deveria usar turbante porque eu era branca. Tirei o turbante e falei "tá vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero! Adeus.", Peguei e sai e ela ficou com cara de tacho. E sinceramente, não vejo qual o PROBLEMA dessa nossa sociedade em, meu Deus!

#VaiTerTodosDeTurbanteSim

Foto dá negra branca mais chave que vocês conhecem, Juro que tentei tirar uma foto decente, mas não deu. Foi mal!

Bem tocante não é mesmo? Mais toda história tem dois lados.

Para as mulheres negras "Essa proliferação do uso do turbante tem sido estimulada pela indústria, pelas confecções, pela indústria da moda, que tem investido em uma ideia de étnico totalmente descontextualizada", afirma a professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
"Quando eu, mulher negra, afirmo no meu corpo elementos que são socialmente desprestigiados, o peso é diferente. No meu caso, estou resistindo a um movimento que pede a todo o momento que eu alise meu cabelo e 'embranqueça'. Quando uma pessoa branca usa esses símbolos, ela não vai representar resistência ou ser excluída de nenhum forma ou espaço”, critica Mello. 
Repórter especial de Estilo e Beleza na revista Azmina, Juliana Luna lembra que, há 10 anos, ostentar cabelos afro sendo negra era uma forma de resistência, que afrontava a sociedade. "As pessoas me mandavam lavar o cabelo, me pentear, me chamavam de 'nega do cabelo duro'", conta.

"A apropriação cultural não surgiu do nada, porque uma pessoa branca saiu na rua e colocou um turbante", afirma. "A repercussão aconteceu porque as pessoas se cansaram de ver certos elementos e símbolos culturais sendo utilizados dessa maneira, sem cuidado, sem nenhum interesse. É como se você pegasse uma coisa, utilizasse aquilo e jogasse no chão quando ficasse cansada. Não é assim, que a nossa cultura e a nossa sabedoria, as coisas consideradas dentro da cultura negra como sagradas, belas e importantes devem ser utilizadas", diz. "É como a questão do colonizador, de achar que aquilo lhe pertence, usar sem pedir licença e ainda invisibilizar o contexto histórico, social e cultural".

Pois é chegamos à palavra da polêmica: Apropriação Cultural.
O que diz o dicionário? 
Resposta: Apropriação cultural é o uso de elementos típicos de determinada cultura por pessoas pertencentes a um grupo cultural diferente.
Este é um conceito da antropologia e que é alvo de muitos debates, principalmente por ser considerado uma aculturação - fusão de elementos culturais externos - por parte de uma cultura dominante sobre uma minoritária.
A partir desta interpretação, a apropriação cultural é vista como uma prática negativa, pois consiste no uso de elementos de determinada cultura sem que haja um entendimento sobre os significados simbólicos e históricos a respeito destes.
Os estudos antropológicos sobre a apropriação cultural (também chamado de "empréstimo cultural") surgiram com a intensificação do contato entre diferentes culturas ao redor do mundo.

Bom diante de muita pesquisa e de uma posição já formada quero dizer, que minha opinião com certeza poderá se diferente da sua que está lendo este post, mais como você e eu todos merecem respeito e devemos e podemos nos expressar, e dizer o que queremos dizer, deixe sua opinião sobre o assunto pois quero saber o que pensam sobre o assunto,mesmo que seja contrária a minha.

Agora vamos a #DayOpina

Bom muitas mulheres tenho certeza que não vai gostar da minha opinião, mais eu estou aqui como mulher, como negra,como mãe e vou dar minha opinião sobre o assunto.
Primeiro eu escolhi esse penteado por me representar em muitos aspectos, por ser usados mais por negras, africanas, por ser um meio de deixar as mulheres mais linda, de ser um modo não de mostrar seu cabelo, e mesmo assim se sentir linda, usar um turbante pra mim, sempre foi algo que não me cabia ,eu achava que não podia ,achava que meu rosto não combinava.
Mais a transição Capilar mudou muitas coisas em mim, e uma delas foi me amar ainda mais, me aceitar pelo que sou e principalmente me aceitar por mim mesma e olhar para opiniões de sociedade a maioria machista e preconceituosa.

Bom eu sou CONTRA mulher branca usar turbantes, porque para mim qualquer MULHER tem esse direito, afinal, julgar alguém pela cor de sua pele não é preconceito, eu vejo tantas mulheres negras com cabelos lisos, com tranças francesas, e não acho que ela esteja errada, até porque como eu poderia saber disso, porque aquele ditado, só se conhece alguém com a convivência.
Eu penso que nós negros sofremos muito e isso é tudo que nos representa as danças os adornos, a história, e para alguns talvez doa mais, talvez o preconceito tenha chegado mais longe que para mim.

Talvez muitos depositam em todos os brancos algo que alguns brancos fizeram, até negros podem ser preconceituosos, sofridos pela escravidão, pelo olho torto até, pelo desespero que muitos sentem ao perceber que estão sozinhas numa rua escura com um negro, mais pense e reflita ,quando alguém usa algo que te representa ela pode até não saber mais está representando você ,mesmo que em silêncio.

Espero que esse post posso ser discutido com inteligência e educação e não fadado somente como polêmico, acho que toda forma de expressão é valida, dês que deixe sua inteligência falar por você, porque assim você saberá quando sua opinião vai além de uma opinião ela vira uma espada cortante chamada preconceito e ignorância.

Beijos até o próximo post

108 comentários:

  1. Respostas
    1. hahaha que ideia maravilhosa adorei a dica essencial e super linda vc viuu bjuus

      Excluir
    2. Eu acho lindo turbante, mas com certeza não combina comigo 😕

      Excluir
    3. Amei, sou lisa mas tenho duas cacheadas em casa e adoro usar turbantes nelas

      Excluir
  2. Oiii
    Que legal!!! Sobre o que você disse

    ''Espero que esse post posso ser discutido com inteligência e educação e não fadado somente como polêmico, acho que toda forma de expressão é valida, dês que deixe sua inteligência falar por você, porque assim você saberá quando sua opinião vai além de uma opinião ela vira uma espada cortante chamada preconceito e ignorância.'' Concordo muito mesmo com você. triste é realmente saber disso sobre o preconceito né? :\

    ResponderExcluir
  3. Nossa que lindo, nunca usei mas sempre que vejo fico maravilhada!
    Ótimo post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Menina que arraso esse turbante! Amei muito, fica um charme! Arrasou
    www.tolinda.com

    ResponderExcluir
  5. eu acho incrivelmente lindo e não acho que seja apropriação cultural, mas precisamos respeitar quem acha né?

    ResponderExcluir
  6. Acho lindo turbante, mostra sim a força e luta de todo um povo, mas não julgo quem usa e nem acho apropriação cultural, mas isso é minha opinião.

    ResponderExcluir
  7. Acho lindo e de uma personalidade muito forte quem usa turbante. Seu post ficou super explicado, gostei bastante. Só não entendi sua opinião quando as "brancas" usarem ou não. Você é contra ou a favor? Eu não sei se usaria, porque acho que não combina comigo, mas ficou muito bonito em você! :)

    ResponderExcluir
  8. Amei demais esse penteado. Ficou muito charmosa com esse turbante , e a Make também tá um charme , arrasou !!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito desse post e fiquei super sensibilizada com a história da jovem Thauane Cordeiro. Não considero que seja uma apropriação de cultura. Assim sendo muitas outras coisas de ambas as culturas seriam. A verdade é que as tradições nascem num sitio, mas elas se propagam e passam de gerações em geração, assim como de culturas em culturas.
    Um beijinho
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMEI SEU COMENTÁRIO OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO EU TBM FIQUEI BEM TRISTE COM ESSA HISTÓRIA

      Excluir
  10. Oi Dayane!!
    Olha, eu já escutei muito sobre isso de apropriação cultural. Na época da escola fiz um penteado para uma apresentação e a menina me disse que eu não deveria ter feito aquele penteado (tranças) por não ser negra. Eu fiquei mega chateada na época e até hj tenho medo de tentar fazer novamente e ouvir um comentário como este!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU FICO MUITO TRISTE EM OUVIR ISSO
      ESTAMOS NUMA ÉPOCA QUE A MULHER CONQUISTOU MUITAS COISAS
      MAIS PARA A MINORIA FALTA UM POUCO DE COMPRESSÃO

      Excluir
  11. Adorei o projeto, o penteado e o post.

    Que triste saber que algumas pessoas pagam por outras né, falo isso em ralação aos estadunidenses julgarem todos que usavam turbante na época do 11 de setembro

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que maravilhoso e estiloso! Nunca usei mas acho a coisa mais linda!

    ResponderExcluir
  13. CACHOS!!!! Amei seu blog, sou seguidora total agora!

    ResponderExcluir
  14. Oi Day. Adorei seu blog, seu post - porque eu acho lindo os turbantes.
    Confesso que tenho um pouco de "medo" dessa conversa de apropriação cultural. Nas páginas feministas que eu sigo, sempre que aparece esse tipo de discussão a fala é "se mulheres negras dizem que é, a branca não deve opinar". Isso acabou criando um bloqueio horroroso em mim, até porque odeio arrumar "confusão" com os outros. Lembro do caso da menina que você citou e lembro também da quantidade imensa de pessoas dizendo que era fanfic e querendo apontar mentiras na história dela.
    É complicado, porque ainda acho um assunto delicado.
    Já que você falou sobre educação, vou falar o que vem a mente... eu acho que isso de apropriação cultural muito pesado. Pegamos traços de diversas outras culturas, e nunca ninguém fez tanto auê quanto alguns negros. Mas entendo também que tem a ver com todo o passado doloroso. Enfim, viu como ainda me sinto confusa?! Bom, parabéns pelo excelente post.
    Beijos.

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAIS PELO MENOS VC TEM UM PONTO DE PARTIDA,É UMA CULTURA DE MUITOS ,MAIS EU CREIO QUE UM DIA ISSO VAI ACABAR

      Excluir
  15. Olá flor, tudo bem?
    Amei a ideia, já estou ansiosa pelos próximos posts. Não sabia quase nada sobre a história do turbante, então achei o post super explicativo. Eu não acho que seja apropriação cultural, afinal o turbante faz parte de uma cultura que todos deveriam conhecer.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FOI EXATAMENTE O QUE QUIS PASSAR,QUE BOM QUE GOSTOU

      Excluir
  16. Que demais este post! Amei conhecer a história deste acessórios cheio de charme e atitude! Grande bjo 😘

    ResponderExcluir
  17. Sou negra e adorei seu post.
    Eu gosto que mulheres brancas usem o turbante,porém que saibam o que isso significa, isso vale também para as tranças.

    Se um negro uma um turbante e mal visto,mas se é um Branco tudo muda. Por isso que muitos negros se revoltam e com razão,mas esse lado da história ninguém nunca vê.

    Eu amei todo o seu post, você é muito rica de conhecimento e soube se expressar. Achei lindo você falando que o post deveria ser descurioso com inteligência.

    Você é uma mulher de luz. Amei conhecer aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada fiquei emocionada
      realmente seu ponto de vista é muito válido
      e isso acontece mesmo

      Excluir
  18. Não sabia muito sobre a história em si, mas achei muito legal você trazer pra cá ❤
    Amei o penteado, ficou linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olha, serei sincera contigo, acho lindo e morro de medo de usar, mesmo quando tive queda de cabelo e queria disfarçar eu tinha medo de usar e ser barrada na rua com alguém colocando o dedo na minha cara. Eu entendo o lado das pessoas que levam a sério essa história de apropriação cultural e respeito, mas acho que algumas pessoas exageram :) E o maiis engraçado é que converso com algumas pessoas sobre o estilo mais étnico e muitas tem medo de usar qq coisa que remeta a isso por causa das extremistas :) Acho que esse lado é desagradável, quando tudo vira um medo.

    ResponderExcluir
  20. Oii, eu sou suspeita para falar de turbantes porque eu simplesmente AMOOOO mesmo com meu cabelo bem liso. Uso muito. Espero que um dia esses pré conceitos acabem, é um absurdo.
    beijoss

    ResponderExcluir
  21. Nossa ficou muito lindo turbante, amei o post.

    ResponderExcluir
  22. Esse visual é muito bonito mesmo! Parabéns.

    ResponderExcluir
  23. Muito boa essa dica do turbante, fica lindo, eu sinceramente não vejo motivos para ser contra mulher branca usando turbante, cada um deve usar aquilo que te faça bem, ainda mais no Brasil, um pais de misturas.

    ResponderExcluir
  24. Menina, adorei seu post!! Muito boa sua dica sobre turbantes, eu acho lindo a mulher que consegue usar, ainda não tive coragem, mas admiro quem sabe usar! Eu sou totalmente contra essa história de: "se fulano é assim, não pode usar assado". Acho muita falta de sentindo, acredito que temos que usar aquilo que nos faz bem e não o que a sociedade nos impõe! Parabéns pelo post!

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Meu Deus, como eu amei esse post. Adoro turbantes, acho super tendência. O segredo é nos aceitarmos do jeito que somos.

    ResponderExcluir
  26. Eu acho lindo, e na minha opnião eu acho incrível quando usado por mulheres cacheadas, idependente da cor da pele. Acho que todos somos iguais perante Deus, e não tem essa de que uma pode usar por ser de cor tal e outra não pode. Como vc disse no texto, qdo uma branca usa ela inderetamente está fazendo uma referencia a cultura negra, eu vejo isso como uma forma de prestígio e não de apropriação cultural.

    ResponderExcluir
  27. Este tema da apropriação cultural é tão delicado,não é? Mas gostei do seu ponto de vista, acho que proibir nunca é uma alternativa e você parece pensar da mesma forma que eu. Que as pessoas usem aquilo que gostem e sejam felizes, o turbante é lindo e pode ser utilizado por quem quiser. Realmente, eu não sei como me sentiria se alguma outra cultura usasse algo meu sem o devido cuidado, isso é muito particular... Mas eu tentaria manter a paz sempre. Entendo, tb , esta raiva pela especulação da indústria da moda...Ela usa e abusa dos temas e conceitos e depois descarta...o mal do capitalismo. Beijos, lindona. Obrigada pelo seu post!

    ResponderExcluir
  28. Acho muito válido você como militante levantar essa questão em seu blog, apropriação cultural é algo que está crescendo e, de maneira ignorante, tornando as nossas culturas patrimônio de um grupo! Acho super válido todas as explicações acerca da história por trás desse adereço, mas acho muito mais relevante, na contemporaneidade, nós brasileiros, um país multiculturalista, não pregar esse tipo de discurso, impedindo que as pessoas tenha sua democracia em exerção barrada. Não temos o direito de fazer o outro engolir nossa opinião, podemos mostrar os pontos de vista e fazê-lo refletir, mas enfiar conceitos e pensamentos goela abaixo é uma atitude muito drástica.. acho válida toda forma de enaltecimento das culturas, desde que o respeito esteja sempre imperando.

    ResponderExcluir
  29. Mulher que post maravilhoso, um tema delicado de se tratar mas que você consegui perfeitamente colocar nas palavras certas. Arrassou em tudo, esse turbante é maravilhoso e o projeto é sem palavras. parabéns e sucesso para ti sempre.

    Beijos Cá

    ResponderExcluir
  30. Oiee!!

    Gostei bastante do seu post, porque é uma discussão qe volta e meia eu vej na mídia e que e mesma nem tenho opinião formada, e justamente por não conhecer a história e os dois lados. Parabéns por estar disseminando conhecimento ><

    ResponderExcluir
  31. Você escolheu muito bem o país a África é um pais maravilhoso com um povo fantástico. Gostei muito de conhecer mais um pouco sobre o turbante, é muito triste que as pessoas tenha um preconceito pelo turbante. O que falta é que as pessoas precisam respeitar o próximo. O turbante é lindo fica lindo em qualquer mulher, bjs.

    ResponderExcluir
  32. Olá!! Gostei muito de saber mais sobre o acessório. Aqui está sendo bastante usado porque chegaram muitas pessoas de lá e estão morando por perto (cidade vizinha a minha), acho bem estiloso.
    Beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  33. Eu adorei o seu post, desde a ideia do projeto, até as suas fotos com turbantes. Falar sobre apropriação cultural é bem complicado, ainda mais para mim, que prefiro me manter impassível na maior parte do tempo. Eu tento me colocar no lugar que quem acredita que mulheres brancas com turbantes é apropriação cultural, mas também olho para todo o preconceito e coisas horríveis que os negros(as) sofrem e acho essa discussão sobre "usar ou não turbante" um tanto... fútil. É como você disse: cada um usa o que quiser, do modo como se sente bem, sem ofender ninguém :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  34. Esse tema é realmente muito polêmico e via de regra as pessoas já tem uma opinião formada sobre apropriação cultural e não aceitam ouvir uma opinião diferente. Creio que é algo sim a ser debatido a exaustão e com respeito acima de tudo. Gostei muito do teu post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  35. Uau, que post mara! Com certeza irei conferir esse projeto que está rolando no seu canal.
    Amei esse depoimento, super interessante. Acho que esses pensamentos e críticas ridículas não deveriam ser direcionado as pessoas. Muitas pessoas q recebem esses tipos de críticas estão se recuperando de um trauma, ou até mesmo entrando em uma transição capilar, superando um doença como foi dito e acabam tomando atitudes drásticas.
    É triste e desesperador ver que ainda existe gente com esse tipo de preconceito.
    Ótimo post. Muito sucesso!

    ResponderExcluir
  36. Eu acho lindo o turbante, porém não me vejo usando. Acho que não combinaria com meu rosto nem com minha personalidade. Quanto ser apropriação cultural ou não brancos usarem, eu acho que não é. Mas respeito a opinião de quem acha.
    Amei seu post, beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Ficou ainda mais linda com turbante, ainda vou experimentar um em mim.

    ResponderExcluir
  38. Esse nosso projeto é super top. Amo mto.
    Acho triste o mundo ver que só uma raça ou religião pode usar tal coisa.
    Como essa história a garota cm câncer ser repreendida por uma negra só pq ela Ta usando um turbante e ser branca.
    Gente kd o bom senso?
    Se lutamos contra o preconceito tem que aderir a os dois lados, querendo ou ñ, essa mulher foi preconceituosa, e acho uma merda desculpa o modo da palavra, essa apropriação Cultural.
    Se for assim todos fazem isso, crespas querendo ser lisas, lisas querendo ser crespas, morenas querendo ser loiras, loiras querendo ser ruivas e por aí vai.
    Estamos no mundo livre, onde podemos usar oque quisermos.
    Assunto mto bem abordado.
    Bjs linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasou amore, obrigado por expor sua opinião

      Excluir
  39. Day simplesmente tocada com seu post, muito bem explicado, muito bem desenvolvido e muito inteligente. Fiquei emocionada era disso que eu estava falando.... Inteligencia nas discussões.

    ResponderExcluir
  40. Achei super show seu posto Day, olha esse negócio de apropriação cultural, foi bastante chocante no caso dessa garota com Leucemia, Acho que qualquer pessoa pode usar , se sentir bem e assim #todasdeturbante . Bjs

    ResponderExcluir
  41. Oi!!
    Eu adoraria conhecer a África 😀 e acho turbante lindo. Dá um charme no look 😉
    Bjo

    ResponderExcluir
  42. Legal saber que por trás de um acessório tão bonito tem uma história tão bonita e cultural, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  43. Adorei o seu post, e realmente saber a "história cultural" dele. Ficou muito massa

    ResponderExcluir
  44. Acho elegante turbante, nunca usei mais fico namorando o turbante dos outros rsrsrs

    juhrablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Concordo com. Você, e ainda digo mais, qualquer pessoa pode usar o que quiser sem ser julgada, isso é PRECONCEITO, e em um certo ponto preconceito é crime, amei o turbante e você ficou linda, amei o post, beijos

    ResponderExcluir
  46. Amei essa iniciativa de vocês, a muitas culturas incríveis e sou completamente apaixonada por turbantes. Mal posso esperar pelos próximos posts.
    Beijos

    ResponderExcluir
  47. Eu não conhecia muito a história do turbante. Mas é um acessório que eu acho lindo.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Olá
    Adorei o artigo, e acho essa coisa de Apropriação Cultural um assunto bem delicado, mas eu penso que seu uso um turbante, um Obi (cinto que segura o quimino) ou estampa com motivos indianos, uso porque acho lindo, porque me faz sentir bonita, e não para tripudiar da cultura alheia.
    Sobre a moda, aí é bem mais complexo, a moda é terrível e tem gente, como eu, que não gosta de ser pego por ela, quantas vezes roupas que usava a tanto tempo de repente vira moda e aí vem alguém e te fala nossa você também está usando a sainha da Fulana, nossa da vontade de morrer.
    A gente tem que saber levar e não transformar tudo em guerra, ódio e preconceito, eu não conheço a história das outras pessoas para julga-las, um exemplo são um casal, meus padrinhos de casamento, que são brancos e são do candomblé

    ResponderExcluir
  50. Queria ter coragem de usar turbante. Acho lindo nas pessoas mas em mim acho um horror haha
    Você é uma que fica linda! Esse amarelo aí deu um tcham. Seu rosto ficou super iluminado, não precisa mais de nada. Só sair e arrasar! Bjos

    ResponderExcluir
  51. Muito sensibilizada, ou melhor arrsada com a história, mas o projeto é demais e faz tudo ter valido a pena!

    ResponderExcluir
  52. Nossa, que coisa viu! Eu sinto vergonha quando vejo coisas assim, mas o penteado ficou lindo! Vc é perfeita e vcs vão arrasar nesse projeto! MARAVILHOSA!

    ResponderExcluir
  53. Adoro ver mulher negra com turbante ! Acho que fica super bem

    ResponderExcluir
  54. Nossa... imagino o que ela sentiu ao ter que tomar essa atitude! Entendo perfeitamente, pois tbm tive câncer e já passei por situações similares. Acho que o que falta e respeito e amor! Nós temos o direiro de nos vestir como queremos ou precisamos e ser respeitado por isso. Mas, ainda tenho esperança na sociedade.

    ResponderExcluir
  55. Acho digno o uso de turbante, para mim representa atitude e personalidade. Não o uso mais, pois já fui julgada por usar (era frio, tinha vento.. minhas orelhas estavam quentinhas e meu cabeli protegido, além de eu estar super estilosa! Mesmo que não seja mej estilo hehehe). Eu entendo quem achei que seja apropriação e respeito. Mas não concordo. Vejo como um elogio. Usar algo porque achou tão bonito e quis também. Posso estar errada, e nesse caso, aprenderei e tentatei entender. Um abraço

    ResponderExcluir
  56. Acho liiindo! Até mostrei para uma amiga um dia desses .. ela adora! Acho triste que ainda exista esse tipo de visão e preconceito, gente, estamos em 2017. Temos o direito de usar, vestir, o que quiser.. independente de raça, credo, etnia.. nao imagino como vc deve ter se sentido, mas so posso dizer que é bola pra frente e não deixar que isso atinja de qualquer forma em como você se vê e se porta. Espero que vc tenha muito sucesso e muita saude! Beijos

    ResponderExcluir
  57. É lindo, tem cara de mulher poderosa e cheia de opinião.. sempre admirei mulheres que eu via usando ❤

    ResponderExcluir
  58. Tem uns que acho muito bonito, mas sou fresca que doi pra isso. tudo na minha cabeça da dor, até tiara

    ResponderExcluir
  59. Olá, tudo bem?

    Primeiramente, adorei a ideia de você homenagearem um país através de um penteado ou uma make, é uma grande iniciativa. Acho turbantes simplesmente lindos e tenho muita vontade de usar (mesmo sendo uma branca). Na minha opinião, cada um deve usar aquilo que lhe faz bem, indiferente a que cultura pertence. Adorei conhecer toda esta história!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  60. Eu amei poder conhecer um pouco desta histório do Turbante, só não sei usar, se você quiser dar umas dicas(rs) o seu ficou lindo! Infelizmente as pessoas se apropriam de algo e não pensam no outro achando-se donos da verdade. Mas muito quebram a cara. Amei os depoimentos. Bjs e Sucesso!

    ResponderExcluir
  61. turbantes são lindos, tem cada penteado mara que da pra fazer com eles que já fico doida kkkk ficou linda <3

    www.lecharmefrances.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  62. Uma moda muito legal, que fica show de bola em diversos segmentos culturais!

    ResponderExcluir
  63. Acho lindo Turbante e usaria sim!
    Gostei muito de saber mais um pouco sobre ele.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  64. Oi, tudo bem? Que ideia mais interessante, gostei muito desse projeto. Turbante é um acessório bem estiloso, bem legal o jeito que você usou. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  65. Sou a favor de qualquer pessoa usar turbante! Independente da etnia. E adorei o jeito que você usou.

    Beijos
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  66. Oiee Day ^^
    Gente, o povo brasileiro sofreu tanta mistura que eu duvido que uma pessoa branca não tenha raízes africanas, sinceramente. Eu acho turbantes a coisa mais linda, mas, claro, se eu sair na rua com um: lá vai a branquela de turbante. Acho que, se a pessoa vai usar turbante, ela deve saber que por trás deste gesto há muita história e luta, e deve usá-lo com orgulho, sabendo o que significa para ela, pois alguma coisa tem que significar, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  67. É algo que deve ser valorizado e respeitado, porém, em minha opinião, qualquer um tem o direito de usar, afinal, somos seres humanos e iguais por dentro. Sobre o projeto, adorei e vou tentar acompanhar! Ficou linda com esse turbante, parabéns!

    ResponderExcluir
  68. Day esse assunto é tão delicado, mas você abordou de uma maneira leve, porém eu acredito que mulheres brancas tem sim o direito de usar o que quiserem, assim como nós pretas, entretanto quando uma mulher preta usar turbante a sociedade a chama de suja, macumbeira, "tá escondendo o cabelo duro", e quando uma mulher branca adorna, ah ela é estilosa, é moderna... A apropriação cultural se dá quando uma raça "superior", retira elementos historicamente importantes de uma determinada cultura, e a vende como algo banal... Um exemplo bem didático, foi o caso das Havaianas que foram numa tribo indígena a uns anos atrás primeiro com o discurso "só viemos conhecer" fotografaram tudo, registraram tudo, e uns meses depois lançaram uma linha de chinelos com todos os desenhos e figuras daquela tribo DANDO 0 CRÉDITO AOS ÍNDIOS, resultado um processo por uso indevido de imagem, (nada mais justo)... Então eu acho importante que a mulher branca saiba que não é só um acessório, pra gente é herança, é resistência, a briga aqui não é com elas brancas, a briga é com a industria que vende determinados elementos como se nada eles fossem...
    Adorei o post, você ficou linda com esse turbante <3

    ResponderExcluir
  69. Gostei muito da sua escolha!Eu não sabia muito sobre a história em si, mas achei muito legal você contar pra gente! Amei o penteado, ficou muito linda. ❤💕

    ResponderExcluir
  70. Amei conhecer um pouco mais da história desse acessórios e ficou lindo. 💕

    ResponderExcluir
  71. Sobre o turbante, eu acho lindo!
    Sobre dar minha opinião, prefiro não dar, pois por mais que eu seja bisneta de escrava e neta de negra, as misturas da família me deixaram branca. Então para muitos sou a que não pode falar. Adorei seu post, muito detalhado e gostoso de ler. Sucesso lindona!
    Bjos

    ResponderExcluir
  72. Amei o turbante e também em saber da origem dele... Muito bom seu POST... Abraços

    ResponderExcluir
  73. Nossa menina essa dica pega mesmo!
    Que história legal,adorei conhecer,muito bom seu material!😉

    ResponderExcluir
  74. Gente quanta informação cultural em um único post é como um estilo causa e causou tanta polêmica! Eu super apoio o uso por todos! Vou acompanhar no youtube pra saber mais! Bjs

    ResponderExcluir
  75. Heey! Eu nem sei o que dizer pq vc ja disse tudo. Serio, eu, sinceramente, achei que vc iria para um outro lado, e adorei a forma como vc explicou tudo. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  76. Amooo turbantes, mas não tenho nenhum, que coisa não?!
    Achei polêmica a questão, acho que independente da etnia cada uma deve usar o que se sente bem e o que acha linda. Claro que nos outros países isso é questão cultural e uma marca histórica. Mas cada uma deve usar o que gosta!

    ResponderExcluir
  77. parabéns pela iniciativa acho super lindo para meninas crespas esse penteado.

    ResponderExcluir
  78. Adorei seu post e sua ideia! O turbante é uma peça linda. N sabia que seu uso poderia representar algo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  79. Acho lindo turbantes, deixam as mulheres mais poderosas.

    ResponderExcluir
  80. Espero que um dia isso acabe! Adorei o post o turbante realmente é um acessório lindo!

    ResponderExcluir
  81. Acho tão lindo e fashion mas qdo coloco acho que fica feio em mim...

    ResponderExcluir
  82. Super completa a matéria. Não sou contra nenhuma mulher usar o turbante, desde que entenda o motivo que antigamente "nós" usávamos.

    ResponderExcluir
  83. EU AMO MUITO TURBANTE é um elemento que faz toda diferença em um look gostei da sua explicaçao no meu blog tambem tenho um post sobre turbante
    BLOG♥ Coisas da Vida

    ResponderExcluir
  84. eu amo turbante apesar de ser branca e sim percebo as negras me olha cheia de preconceito mas meu amor a cabeça e minha e eu uso o que eu quiser alem do mais elas deveriam ficar felizes que as pessoas estao usando uma coisa "inventada" por elas e nao criticar.
    Beijos de amor
    http://www.blogtpmamoretc.com/

    ResponderExcluir
  85. Olá!
    é bem estranho as pessoas criarem caso por pequenas coisas, gente cultura é para todos, sem descriminação, acho que as pessoas andam tão chatas com essa coisa de branco x pretos, é tediante, todos nós somos seres humanos e vamos todos para o mesmo lugar quando morrermos, então custa viver em uma sociedade sem mimimi, sem preconceito?
    Os turbantes são lindos, em qualquer pessoa, realça a beleza de cada um.

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  86. Nossa
    Realmente seu post ficou magnífico.
    O turbante não tem etnia na minha opinião...
    Todos tem que usar o que gostam e se sentem a vontade. Quer dizer que eu branca não posso usar? Nunca vi isso...
    Minha filha é branca, mas o bisavô dela um filho de ex-alunos escravo, o avó dela pardo, então pela cabeça de muitos ela não poderia.
    Seu penteado ficou ótimo!!! Lute sempre por aquilo que acredita e como sempre digo, somos todos iguais, cor de pele não nos definem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  87. Eu amo turbante! Acho super estilosoo!! Uso bastante, mas uso mais no inverno, pq no verao eu passo mal kkk

    ResponderExcluir
  88. Como já havia comentado,fiquei bem tocada com seu post, muito bem explicado, muito bem desenvolvido e muito inteligente.

    ResponderExcluir
  89. Parabéns pelo post! Chocada com a história da menina com câncer, que mundo nos vivemos

    ResponderExcluir
  90. Acho turbante muito lindo e estiloso, vc ficou maravilhosa, parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  91. Nossa o uso de turbante é lindo! Amo a africa e o seu povo! Parabéns pelo post, bjus

    ResponderExcluir
  92. Quero muito acompanhar e ver esta ideia crescer💕

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo