CABELOS OLEOSOS? AQUI TEM DICAS - InterC@chos

24 agosto 2017

CABELOS OLEOSOS? AQUI TEM DICAS

Olá meus amores hoje eu vim falar de uma coisa que particularmente eu não sei muito que o que  é TER UM CABELO OLEOSO

Mais fazendo o vídeo #DayResponde, Parte 1 (Clique aqui) Parte 2 (Clique aqui), e confira os vídeos, pois fiz em duas partes pra não ficar muito longo.

Teve uma pergunta sobre esse assunto então decidi fazer um post, pois não saberia dizer e em palavras, visto que não tenho uma experiência com a oleosidade.

Espero que ajudem vocês e vamos às dicas

Rotina de lavagem

Estabeleça uma rotina de lavagens semanal. O xampu com certeza remove a oleosidade, mas pode remover demais e deixar seus fios sem a proteção natural do óleo, causando ressecamento e tendência ao dano. Se o seu cabelo for quebradiço e tiver muitas pontas duplas, pode ser que você já esteja lavando demais. Encontre uma rotina de lavagem que o deixe saudável e macio para que você possa resolver o problema sem destruí-lo.
É possível lavar diariamente caso tenha fios muito finos, more em uma região úmida ou se exercite todo dia a ponto de suar bastante.
Na maioria dos casos, o recomendado é lavar a cada dois ou quatro dias. Pode-se até lavar menos, caso seu cabelo seja bem crespo e afro, ou se fizer tratamentos com queratina.
O cabelo continuará a produzir a mesma quantidade de óleo, independentemente da quantidade de vezes que ele for lavado.
Planeje a sua rotina de lavagem. Se um grande evento estiver se aproximando, é melhor lavar o cabelo no mesmo dia para que ele fique o mais limpo possível. Adeque a sua rotina e não lave os fios nos dias que antecederem o evento. Você vai ficar sem oleosidade o dia inteiro.

Escolher o produto certo

Escolha o xampu. Encontre um específico para cabelos oleosos. Os mais eficazes costumam incluir sulfatos, que não são nada queridos em muitos círculos por conta do dano que causam à pele e cabelo.
Dê uma chance a eles, mas se sua pele ficar irritada ou se o cabelo ficar muito seco e danificado substitua o produto por um sem sulfatos.
Se não conseguir encontrar um xampu seguro que funcione, é possível substituí-lo por uma das soluções caseiras a seguir.
Evite produtos que prometam "brilho extra", que geralmente provém de ingredientes oleosos.

Adote o xampu a seco. Ele é um pó perfumado que absorve a gordura, sem retirar os óleos que protegem os fios. Segure a lata a 15 cm da sua cabeça e borrife-o na raiz e no meio do cabelo, em regiões oleosas. Deixe-o por 2 minutos e massageie a cabeça com mãos limpas. Use-o sempre que sentir o cabelo oleoso, de uma a três vezes entre as lavagens.
O excesso de xampu seco pode deixar resíduos brancos. Aplique apenas um pouco nas partes oleosas (geralmente, as camadas próximas ao couro cabeludo). Você pode encontrá-lo em pó ou em sprays. Escolha o primeiro se tiver problemas com fragrâncias ou com aerossóis.
O bicarbonato de sódio, talco e outros pós também funcionam bem.

Recorra ao xampu antirresíduos se necessário. Este tipo de produto é muito forte e remove todos os resíduos acumulados de outros produtos. Ele pode danificar o cabelo, portanto, use apenas depois de duas ou quatro lavagens normais.
Nunca use esse xampu se tiver os fios coloridos, pois ele retira a cor e causa ainda mais dano.

Alerta para condicionador

Tome cuidado na hora de passar condicionador. Ele serve para deixar o cabelo macio e sedoso, o que é meio caminho andado para a oleosidade. Use-o apenas depois do xampu, quando o cabelo estiver no momento mais ressecado, e aplique apenas uma medida pequena. Passe somente nas pontas, já que a raiz não precisa disso. Para diminuir ainda mais a quantia de condicionador, aplique de leve um leave-in no lugar. Surpreendentemente, o método de lavagem conhecido como co-wash (usar condicionador em vez de xampu) remove um pouco do óleo, mas nem tanto quanto o xampu. Porém, esse método é bom para cabelos secos. O xampu é a opção mais segura para as cabeças oleosas.

Cuide sempre do seu couro cabeludo

Trate a caspa. Muitas pessoas que sofrem de caspa pensam que o problema é a pele seca. Na verdade, a caspa pode surgir por causa de uma produção elevada de sebo, ou óleo no couro cabeludo. Se tiver caspa, trate-a com xampus específicos seguindo as instruções do rótulo.
Há vários tipos de xampu para caspa. Se o problema não diminuir depois de algumas lavagens, troque o seu por outro que tenha um ingrediente ativo diferente, ou vá ao médico para um tratamento.

DICAS CASEIRAS

Aveia

Lave o cabelo com água de aveia. Coloque cerca de 15 ml de aveia seca em meia xícara (120 ml) de água. Ferva a mistura por 2 minutos, deixe esfriar e depois passe na peneira, removendo os farelos de aveia. A água restante contém um sabão natural, que pode remover os óleos tão bem quanto xampu em alguns cabelos. Tente usar isso no lugar do xampu algumas vezes para ver se consegue economizar dinheiro e evitar produtos químicos pesados.

Argila

Aplique máscara de argila. Encontre argila vendida em lojas de beleza e misture-a com água até formar uma pasta. Divida o cabelo levemente úmido em pequenas mechas e cubra-o com argila. Envolva-o com plástico ou com uma sacola e enxágue após 5 ou 30 minutos. Experimente argila bentonita ou rhassoul.

Vinagre de maça

Experimente vinagre de maçã e bicarbonato de sódio. Muitas pessoas usam vinagre de maçã diluído para remover resíduos de produtos quando o cabelo está muito fragilizado para se usar xampu antirresíduos. Isso funciona para alguns, mas não em todos os casos. Você pode dar um passo além e adotar o método "no poo", substituindo todos os seus xampus pela seguinte fórmula: Encha meia garrafa com bicarbonato e a outra metade com água. Encha uma segunda garrafa com metade de vinagre de maçã e metade de água. Agite a primeira garrafa e aplique um pouco no cabelo. Enxágue. Agite a segunda garrafa e aplique um pouco no cabelo. Enxágue. Repita o procedimento uma vez por semana, ou sempre que perceber oleosidade. Se ela ainda persistir, deixe o vinagre por 10 minutos antes de enxaguar.

Frutas cítricas

Aplique frutas cítricas. O suco de limão é outra solução popular para fios oleosos. Experimente diluir o suco de um ou dois limões em um copo (240 ml) de água. Esfregue a solução no couro cabeludo e nos fios e enxágue depois de 5 minutos. Se quiser uma aplicação mais rápida, faça o seu próprio spray de cabelo com frutas cítricas.

DICAS PARA VOCÊ USAR NO DIA-A-DIA


Mãos: Não passe nos cabelos (Como é difícil kk)

Não fique passando as mãos no cabelo. Se ficar sempre torcendo os fios ou afastando mechas com os dedos, você pode transferir óleos da sua pele. Amarre ou prenda o cabelo para trás para que não fique caindo no olho. Confira este artigo para aprender a manter suas mãos distantes do rosto.

Penteado pra ajudar

Experimente coques, tranças e outros penteados que mantenham seus fios presos juntos. Ao manter as mechas juntas, e não soltas, a aparência de oleosidade é disfarçada.

Aquele corte pode ajudar

Considere a ideia de cortar o cabelo. Fios longos e oleosos podem dar bastante trabalho. Por outro lado, a maior parte da oleosidade tende a se acumular perto da raiz, por isso, um corte pode não melhorar o problema. Aja de acordo com as suas preferências e experiência própria ao decidir sobre o comprimento ideal.

Enxaguar bem os fios


Lembre-se de enxaguar muito bem ao lavar os fios. O resíduo de xampu pode irritar a pele ou estimular a produção de óleo

Espero que tenham gostado deixe nos comentários se seu cabelo é seco, oleoso, ou misto, deixe também como cuida deles.

Beijos até o próximo post

Comente com o Facebook:

31 comentários:

  1. Excelente ! Eu acho que meu cabelo é misto, kk. Não tenho nenhum esquema de cuidado especial. Mas preciso cuidar mais dos fios, com certeza. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olha meu cabelo é bem oleoso, e mesmo sendo assim não sabia dessas dicas. Obrigada por compartilhar, vou salvar o link e fazer tudo certinho agora.

    Beijos e sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  3. Post muito bom, meus cabelos são secos, ressecados, com luzes, um caos!

    ResponderExcluir
  4. Seu post ficou super informativo. Tive que aprender a lidar com meu cabelo na marra. Quem dera se tivesse toda essa informação antes. A dica da argila é muito boa. Uso uma vez apenas no mês. Ajuda muito na oleosidade excessiva da raiz. Beijos

    ResponderExcluir
  5. amei as dicas, não sabia do poder destes produtos caseiros apara a caspa. amei <3

    ResponderExcluir
  6. Amei suas dicas, Eu não tenho esse problema, pelo contrário, meu cabelo é seco da raiz as pontas.

    ResponderExcluir
  7. Caraca quanta dica boa, meu cabelo não é oleoso, mais vou usar as dicas, porque cuida do cabelo nunca é demais rs

    ResponderExcluir
  8. Cara gostei de mais das dicas em especial das dicas caseiras, arrasou!

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente perfeito esse post! Amei.demais as.dicas! Meu cabelo sempre.foi muito seco, mas a raiz era normal.Mas depois que comecei a fazer progressivas, acabou que minha raiz se tornou bem oleosa e propensa a caspa. Adorei as dicas e as receitinhas, vão ser minha salvação,vou testar cada uma com certeza!
    Valeu por compartilhar!
    Adorei!
    Bjs!
    Ca Raposo Blog

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas!
    Tenho o cabelo super oleoso, se eu lavo em um dia no outro já fica com a aparência de cabelo sujo... vai ser muito útil na minha vida ❤

    ResponderExcluir
  11. Meu cabelo é misto, seco nas pontas e oleoso na raiz.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo texto, muito bem escrito. Dicas otimas bem elaboradas. Serão muito uteis 😘
    Gostei muito 👏👏

    ResponderExcluir
  13. Nossa Day suas dicas me ajudou mto, serio mesmo, eu lavo meus cabelos todos os dias, não consigo passar um dia com ele sujo, ele n eh por completo oleoso, acho q por eu passar mto a mão nele próximo a testa, acaba sujando mais rápido ai fica a raiz oleoso só na frente e o cabelo por completo normal . E por ser liso, cabelaooooo, se tiver um pouquinho sujo, já mostra , pq fica os fios oleoso, então sempre lavei desde de quando era criança, lavo uma vez por semana e MTA gente diz q isso faz mal

    ResponderExcluir
  14. Oi...legal suas dicas, o meu ultimamente está bem oleoso...Vou ver se sigo elas, obrigada...

    ResponderExcluir
  15. Heey, adorei as dicas, super essenciais :)
    Beijinhos,
    http://i-dreamer-girl.blogspot.pt/2017/08/dicas-para-o-ano-letivo-2017.html

    ResponderExcluir
  16. eu vivo passando a mão nos cabelos! faço tudo errado!

    ResponderExcluir
  17. Ótimas dicas. A receita da argila é perfeita.

    ResponderExcluir
  18. O meu ñ é oleoso mais o da minha mãe é.
    Vou passar suas dicas pra ela.
    Bjs linda

    ResponderExcluir
  19. O emu cabelo enfrenta justamente o problema contrário. Ele é muito seco, e eu acabo tendo que lavar e hidratar várias vezes por semana. Mas tudo bem :p cada um com seus dramas no cabelo haha. Adorei as dicas do post, mesmo não podendo usar muitas :)

    ResponderExcluir
  20. Meu cabelo é oleoso e lavo dia sim outro não e as vezes até todos os dias pq ele é fininho demais e aí fica com cara de cabelo sujo por causa da oleosidade rsrs Essas das dicas caseiras eu não sabia! Já anotei todas aqui para fazer.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Sem dúvida, meu cabelo é gorduroso no couro cabeludo, então muito obrigado pelo seu bom conselho!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oiê, meu cabelo é muito liso e eu lavo todos os dias, pq além de liso é fino mas minha raiz é oleosa. Enfim, sem cachos mas co problemas igual hehehe

    ResponderExcluir
  23. Heey! Que post otimo! Dicas excelentes, com certeza ajudou muitas mulheres (e homens) com o problema de oleosidade. Parabéns.
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Amei as dicas, meu cabelo é misto, já vou usar umas das suas dicas.

    ResponderExcluir
  25. Quanta dica maravilhosa! DO vinagre de maçã eu sabia, mas da aveia não. Vou testar com ctz.
    www.tolinda.com

    ResponderExcluir
  26. Meus cabelos são oleosos as suas dicas são bastante valiosas, gostei muito de saber das receitas caseiras, acho super válidos as receitas caseiras, elas ajudam muito, obrigada por compartilhar bjs.

    ResponderExcluir
  27. Também não sofro de oleosidade! Mas fico na dúvida de qual é mais difícil cuidar, do oleoso ou do seco?! 😂

    ResponderExcluir
  28. Amei as dicas, minha raiz é um pouco oleosa, concerteza vou usar essas dicas. 😀

    ResponderExcluir
  29. Ótimas informações, dicas preciosas. Vou mandar o link desse post para minha prima, ele sofre com isso! Já o meu cabelo é bem seco.

    ResponderExcluir

SUBIR