13 junho 2017

DICIONÁRIO DAS CACHEADAS/CRESPAS

Olá meus amores 

No post de hoje eu vou compartilhar com vocês, algo que no inicio da minha transição capilar me deu muita dor de cabeça, parecia que as cacheadas/crespas, estavam falando uma língua que eu não entendia.



Então vamos ao dicionário das cacheadas/crespas?

1* Co - Wash = O Co-wash é uma técnica para lavar os cabelos que dispensa o uso de shampoo, usando apenas o condicionador.
Os sulfatos, encontrados na grande maioria dos shampoos, são agentes responsáveis pela limpeza e pela espuma. Porém, além de tirar a sujeira dos fios, tiram também os óleos naturais e os lipídios do cabelo. Foi em função desses danos que surgiram técnicas como o co-wash, com produtos que não contêm elementos indesejados como os sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis.
2* Cronograma Capilar = Separar máscaras por fase hidratar, nutrir e reconstruir, a verdade ele serve pra qualquer tipo de cabelinhos ajuda a administrar os cuidados nos cabelos, para não sobrecarregar os fios.

3* Day after = Dia depois, dia posterior à lavagem, dia seguinte.

4* Enluvar = No momento da hidratação, divida os cabelos em mechas e segure a mecha, aperte a mecha na palma da mão da raiz e desliza ate até a ponta, com as duas mãos bem rápido várias vezes, pois nesse momento você está fazendo o creme penetrar nos fios com o calor de suas mãos.

5* Fitagem =A Fitagem é uma técnica usada pelas cacheadas durante a aplicação do Leave in, a finalidade é ajudar a definir mais os cachinhos dividindo o cabelo em seções e aplicando o leave-in.

6* Low poo / No poo = Técnica onde deixamos de usar produtos, que traga em sua composição sulfatos, silicones insolúveis e derivados de petróleo.

7* Método Loc= Este método consiste em seguir uma determinada ordem de aplicação de produtos para garantir que a hidratação permaneça nos fio por mais tempo. A ordem dos produtos é justamente o nome do método: L de líquido (liquid), O de óleo (oil) e C de creme (cream).



8* O que é BC = Big Chop significa "Grande Corte". Quem esta na transição capilar, com certeza já ouviu esse termo, na verdade é você cortar toda parte com química do seu cabelo, algumas mulheres corajosas até raspa os cabelos eu fui medrosa e fui cortando aos poucos.

9* Potencializar = Adicionar ampolas de tratamento, queratinas ou óleos vegetais em produtos que para você é fraco, ou fazer as famosas receitas caseiras.

10* Umectação = Selar os fios com óleos vegetais pode ser com o cabelo sujo, uma hora antes de lavar,ou antes de dormir, e assim tirar pela manhã, com os cabelos lavados apenas com shampoo, você aplica o óleo deixa um tempo e depois por cima aplica o creme de hidratação. Para cabelos secos, ressecados, com frizz.



Espero que tenham gostado deixe nos comentários o que vocês ja sabiam desse dicionário e se tiverem alguma duvida.BEIJOS até a próxima

46 comentários:

  1. Bem, não fazia ideia que havia tantas palavras que eu não conhecia... percebe-se que tenho o cabelo liso. :)
    Mas é sempre bom saber coisas novas.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia essas palavras, nenhuma, sério! Mas gostei de ficar por dentro agora e saber os significados. Existem mais termos assim no dicionário das cacheadas? Se tiver, faz um segundo post por favor!

    ResponderExcluir
  3. São poucas palavras que eu sei, estou aprendendo aos poucos e com certeza seu post me ajudou muito! Quero começar a fazer a transição desde 2015, mas não tenho coragem.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dayane, tudo bem?

    Conhecia pouquíssimas palavras deste dicionário das cacheadas, pois iniciei agora a minha transição capilar e estou entrando maia a fundo neste universo. Espero logo estar realizando um BC, pois quero me livrar da parte do meu cabelo que ainda tem muita química. Adoro o post, pois agora já sei todas as siglas e nomenclaturas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nem sabia dessas técnicas uau.
    Eu qdo passei pela transição fui cortando aos poucos e hidratado mesmo.
    Adorei ver esse dicionário.

    ResponderExcluir
  6. Agente procura saber todos os nomes ne ? são tantas tecnicas, super amei, e vc como sempre corajosa com a sua transição que esta um sucesso, cabelo lindo!

    ResponderExcluir
  7. Várias palavrinha arrasaines que muita gente não conhece. Arrasou no mínimo dicionário. Grande beijo

    ResponderExcluir
  8. Amei o post, aprendi coisas novas mas fiquei com dúvida no metodo loc!

    ResponderExcluir
  9. Olhaaa acho que estou sabida dessas coisas, a única que não conhecia era a primeira Co-wash, mas tinha visto em uma vídeo de uma cacheada ela falando , mas fiquei perdida e nem sabia como escrever a palavra para perguntar kkkkkkkkkk ameei o post !!!! Beeijos

    ResponderExcluir
  10. Adooro esse dicionário ainda faltam algumas palavrinhas mas vamos nos atualizando com o tempo arrasou no post Day.

    ResponderExcluir
  11. Menina amei tudo, fiquei ainda mais por dentro, aquela regrinha de colocaf um fio na água p saber quando é que tem que hidratar, nutrir, e reconstruir; sabr dizer se realmente funciona ??

    ResponderExcluir
  12. Achei legal o seu post, acho que para o público certo deve ajudar bastante com as dúvidas dos significados.

    ResponderExcluir
  13. Já sabia sobre todos os métodos pois já usei muito em minha transição, na verdade, uso até hoje rs
    Muito importante o seu post para meninas ou meninos q estão iniciando no mundo dos cachos. Amei o post. Beijão flor

    ResponderExcluir
  14. Nossa quantas palavrinhas difíceis né, o seu post foi bem explicado vai ajudar muito pra quem faz essa técnica de transição. O seu post com certeza ajudou muito as pessoas que também não estava entendendo, o dicionário é uma forma de familiarizar, bjs.

    ResponderExcluir
  15. Confesso que só conhecia o cronograma e a umectação haha. Acho muito lindo pessoas que assumem os cachos. Eu ainda não assumi mais quem sabe né Kk. Seu blog é lindo amei. Beijao e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  16. Quando resolvi usar o cabelo crespo também fiquei super perdida com essas palavras e seus significados hahahah Mas com o tempo a gente pega o jeito né?
    Seu post vai ajudar muitas meninas que estão pra entrar na transição, as que querem entrar, as que já estão e as que fizeram o BC, parabéns!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  17. Não sabia desses termos. Post muito esclarecedor! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Poxa, que bacana! Meu cabelo natural é cacheado e eu não conhecia esses termos!

    Sempre bom se atualizar, rs.

    Obrigada por compartilhar conosco <3

    ResponderExcluir
  19. Super máximo. Já conhecia muito desses termos.

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Já conhecia a grande maioria dos termos, porque eu já passei pela minha transição capilar. Foi uma das melhores coisas que eu já fiz pelo meu cabelo. Hoje não consigo mais ficar sem os meus cachos.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!!! Sou uma ex-cacheada envergonhada de não reconhecer a maior parte dos termos :O obrigada por essa lista esclarecedora! Bjoooo
    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Meu cabelo é liso, por isso a postagem apesar de bem feita, não vi interessante para mim, mas para que tem cachos, foi bem esclarecedora.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  23. Poxa que bacana essa postagem menina, eu tenho cachos e sempre procuro saber mais sobre, ótima postagem.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Eu fiquei deseaperada no assunto Lo, No poo da vida kkk mas estou aprendendo

    ResponderExcluir
  25. Eu fiquei deseaperada no assunto Lo, No poo da vida kkk mas estou aprendendo

    ResponderExcluir
  26. Eu sempre acompanho canais que falam sobre produtos capilares, meu favorito é o da Carol Kyoko e muitos desses termos ela usa nos vídeos e eu ficava boiando, agora entendi tudinho! Obrigada =)

    ResponderExcluir
  27. Oie amore... engraçado sou bibliotecária e amo os posts de livro... mas como cabeleireira que também sou, adoro ver esses posts de beleza e cabelos, ainda mais quando ele vem cheio de conhecimento como esse aqui, parabéns!!!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  28. Oi Dayane, tudo bem?
    Conhecia pouquíssimas palavras deste dicionário das cacheadas² Sou dessas que tenho cabelo liso e morro de inveja branca dos cabelos cacheados acho lindo!!!

    ResponderExcluir
  29. Oi,

    Achei super legal seu post, não conhecia esses nomes rs .. só hidratação mesmo, fora isso nada do processo.

    ResponderExcluir
  30. Nossa, não conhecia a maioria dessas palavras, ótimo post! bj

    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Ooi
    Sendo cacheada, conhecia quase todos os termos, exceto o 4 e 7. Haha Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  32. Day Adorei o dicionário! Queria ter força de vontade para fazer transição, não tenho a capacidade para me envolver, meu cabelo precisa de muitos cuidados, e por tempo e preguiça.

    ResponderExcluir
  33. Nossa quanta coisa eu so conhecia o gronogra. E a umectaçao, sempre faço no meu cabelo o gronograma só começo mais nunca termino. 😞 day seu blog é show amo suas dicas.

    ResponderExcluir
  34. oi.
    que postagem linda, de empoderamento, adorei saber o processo, não entendo muito de cabelo nem de produtos para cabelo, suo uma negação, mas gosto quando as pessoas trazem suas experiências. Você está linda^^

    ResponderExcluir
  35. Olá, tudo bem? Nossa com certeza é um dicionário que ajudaria muitas cacheadas. Eu sou uma, e que não sabia metade do que estava ai haha Adorei!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Acho que para quem gosta de cachos esse com certeza é uma ótima dica! Eu não sou nem cacheada e nem lisa, mas gosto de manter o cabelo liso porque é mais o meu estilo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  37. Olá, tudo bem?
    Não fazia ideia desse dicionário.
    Amei conhecer tantas palavras novas.
    Parabéns pelo post instrutivo e divertido
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Oie,
    Meus cabelos sou um pouco cacheados (daquele cacho mais praiano, nas pontas dos cabelos) por isso já estou bem familiarizada com os termos. Só não consigo imaginar como seria minha vida no poo pois meu cabelo é extremamente oleoso na raiz.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  39. Meu cabelo é liso, mas amo os cacheados assumidos. Acho q dá uma super personalidade. Mas, preciso recorrer ao babyliss para fingir ter cachos poderosos. Kkkk
    Bjsss

    ResponderExcluir
  40. Olá,

    Não sou cacheada desde a infância, então não entendo completamente nada sobre esse universo, e apesar de estar em alta a transição capilar, não tenho interesse nisso.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Oi, Dayane ^^
    Não tenho o cabelo crespo nem cacheado mas ondulado puxado para a não definição de ondulação.
    Há cerca de 2 meses cortei quase careca o meu cabelo e isso é algo que não curto fazer mas vejo como necessário quando vejo que as químicas afetam os meus fios seja nas cores como nós alisamentos.
    Posso dizer que está sendo libertador usar ele de forma natural, sem pintura. É uma redescoberta boa.
    Adorei as definições no post. Algumas já conhecia e outras passei a entender agora.
    Obrigado!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  42. Meu sonho sempre foi ter as minhas madeixas cacheadas, mas meu cabelo é muito liso. As vezes tenho raiva! Não sabia desse dicionário e achei super interessante alguns vocábulos.

    Amanda Melo

    ResponderExcluir
  43. Oi Dayane, sua linda, tudo bem?
    Eu sofro com o meu cabelo porque ele não é liso de todo e também não é cacheado, ele fica no meio termo. É complicado. Gostei muito do tema da sua postagem, ficou criativa e vai ajudar a muita gente.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Meu cabelo é liso e por isso eu desconhecia muitos desses termos aí. Mas minhas amigas cacheadas tem um vocabulário próprio, por isso acabei aprendendo alguns termos, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Eu não sou cacheada e acho que por isso tenho uma dificuldade enorme em entender e falar esses termos rrs, por isso procuro nem tocar no assunto para não passar informações erradas, e claro que adorei esse dicionário, fiquei sabendo de várias coisas que eu não sabia rsrs

    ResponderExcluir
  46. Acho o máximo esses cronogramas capilares!!! :D

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo